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Como manter o ritmo forte na corrida nos dias mais quentes? Treinador responde

(Alternar corrida e caminhada no longão é uma boa tática, diz treinador; Foto: IStock) 

Os dias mais frios estão ficando para trás e gradualmente as temperaturas médias vão aumentar nas cidades brasileiras. E por que isso é importante para quem corre? É interessante que você ajuste as expectativas e preste atenção na sua sensação de esforço, entenda que você será cada vez mais lento à medida que a temperatura aumenta. 

Seu organismo demanda mais energia para fazer o mesmo treino, simples assim. Só para se ter uma ideia, em um dia quente e úmido, seu organismo usa aproximadamente 70% de toda a energia gasta no treino apenas para não deixar o seu corpo superaquecer. Isso mesmo, apenas 30% da energia é utilizada no trabalho mecânico de te levar da linha de largada a linha de chegada em uma corrida, por exemplo. 

É comum que nesses primeiros dias mais quentes o corpo sofra um pouco mais do que daqui a algumas semanas. Por isso, entenda essa dificuldade inicial como parte de um processo de adaptação. Não estranhe se aquele seu ritmo de sempre não saiu em um determinado treino ou prova. Tenha a humildade de reduzir um pouco a sensação de esforço que as coisas vão se encaixar. 

 

Alternar 14 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada no seu longão ou aumentar o descanso dos seus treinos intervalados são estratégias eficientes para esse momento de transição.

 

 

 

 

E para aqueles que gostam de competições, a estratégia de prova tem que levar em conta a temperatura na hora da largada. A gente estava correndo no inverno há pouco, se pintar um sol de rachar na próxima prova de 10km, por exemplo, e o seu objetivo é manter um ritmo de 5’/km, experimente começar 15 segundos mais lento nos primeiros dois ou três quilômetros e acredite que essa economia vai valer muito. 

Se depois disso seu corpo responder bem e der para acelerar um pouco, siga em frente! Mas pode ser que, por causa do calor, você tenha que diminuir ainda mais um pouco, e faça esses ajustes o quanto antes para não acabar a prova quebrado e vagando. 

 

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 
É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições (Foto: EuAtleta)É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições (Foto: EuAtleta)

É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições (Foto: EuAtleta)

Fonte: Globo Esporte

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